segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O Inferno é o Paraíso! Relato da Andes Infernal 28K

O que dizer de uma prova que leva o nome Infernal? Se você olha os dados, 28km com 1770m de ganho de altimetria pensa, "ah é o padrão, nada demais"! Engano my friend, 1400m de ganho são até o km 14, não tinha nem 1km de plano na prova e o terreno melhor que tinha era uma cama de pedras soltas sobre terra. As inclinações eram surreais, teve 1km que subimos 256 metros, 256 metros em 1km? Você tem ideia do que é isso? Pra quem é de Vitoria, na Fonte Grande você ganha isso de altimetria mas em 2,5km, imagina ter que subir tudo mas em menos da metade da distância? Ah, nem precisa dizer novamente que toda esse inferno aí era a 4.000m de altura ne? Ali, no meio entre a altura do nível do mar e onde voam os aviões comerciais.
Mas tudo tem sua recompensa, a prova inteira tira seu folego não só pela dificuldade mas pelas paisagens, ver o amanhecer nos Andes, os "ridge lines" de pedras soltas ao melhor estilo skyrunning, travessia de glaciares, rios congelados, descidas ao melhor estilo "surfing the mountains", a atenção dos staffs, o horizonte perdido que faz você se sentir em outro planeta....são várias as recompensas que só quem se apaixona por este esporte consegue enxergar. Mas vamos a um relato um pouco mais detalhado de como eu fui!

MINHA PROVA!

TÁ COM PREGUIÇA DE LER? VÊ O VÍDEO ENTÃO, MAS DESSE JEITO AÍ VOCÊ VAI CONTINUAR CORRENDO EM ESTRADA DE FAZENDA HEIN BROW!... CLICA AQUI PRA ASSISTIR!


PARTE 1


PARTE 2

PARTE 3

PARTE 4


KM 1 - 7
O inicio de prova foi o mais duro em inclinação, mas como era propriamente o inicio tínhamos mais forca e vencemos, quando estava ali pelo km 6 um Chileno chegou ao meu lado, apontou para a montanha e disse "essa é o "el matador", a pior inclinação da prova e que paciência era a única solução porque iriamos ficar ali por 1 hora no inferno! E foi a pura verdade, anotação, BASTÕES SÃO ESSENCIAIS!!!! quando você tem um terreno firme e ataque curtos eu sempre me virei bem sem, mas uma cama de pedras soltas sobre terra eram dois passos e uma escorregada com as mãos para puxar.....melhor estilo caça foice!

KM- 8-14
Esta etapa da prova foi sem duvida o destaque. Logo ai chegamos a 4.000m e ficamos ate o km 14. O que rolou nesse trecho? o melhor do skyrunning, desfiladeiros de pedras soltas, você andando se segurando com as mãos, pequenos trechos de ridge no topo do mundo, simplesmente a recompensa! Essa ideia do skyrunning sempre tinha me atraído mas nunca tinha experimentado, e vale DEMAIS a pena! você só experimentará isso se subir até lá, e acredite, poucos vão....é um lugar o qual você se sente merecido de estar, não tem carro, helicóptero, nada que chegue la, só suas pernas! Efeito do "mal da montanha"? Tive sim! Enjoo, não conseguia comer nada e cada gole de água sentia ela descer para as pernas como se fossem uma calça jeans encharcada....era duro, respirava e seguia em frente!

KM 14-22

Praticamente pura baixada. Imagine você estar no topo de umas das montanhas da Cordilleras, foi duro chegar la, depois é só se meter no meio do vale e descer. É louco o quanto você pode dimensionar sua corrida pelo ar, sobrevoando sei la, é básico....você vai subir e depois descer como o a água das geleiras! E é a pura verdade, no caminho da descida cruzei rios congelados, geleiras, cascatas de gelo e tundras quando chegamos por volta dos 3600m voltei a me sentir bem e me alimentar.

KM 22-28
Essa parte final da prova era como o inicio, basicamente descida mas 2 subidas que me mataram. O fato de você estar cruzando com o pessoal que largou mais tarde para os 15k te anima. Mas já são as redondezas do Valle Nevado e você não se sente mais perdido e sim numa linha de chegada de 8km. Nesse momento você pensa por tudo que passou! Acredite, vamos em 2017, não foi pouco!

A PROVA
Para essa vou escrever pouco, o MARCELO, organizador é simplesmente a essência do o trail run precisa. Simples, lindo e selvagem! Não venha pra cá se você espera água gelada. Aqui você esta no meio dos Andes e simplesmente Marcelo torna isso uma prova. Prova, mas acima de tudo a essência da solidariedade.Desde o inicio! NOTA 11!

2017
Já firmei o compromisso no post anterior e reafirmo mesmo depois da prova, vou para os 51k, o cumbre do Cerro los Plomos a 5.400m e convoco a todos a virem comigo, estou certo que viremos em pelo menos uma caravana de 10 brasileiros. O Chile é minha segunda casa e não tenho AINDA a propriedade para falar, mas acho que temos umas das provas mais duras e lindas do mundo! Bora pra essa doidera?

ENGLISH "GOOGLE" VERSION

What can I say about a race wich takes Infernal as a name? If you look only on the data, 28k with a 17770m of gain you could say, " ok, it's fine"....nooo my brow, the grade of inclination was surreal, took 1km wich we had a 256mt of gain? is this posible? yes, it is, it is Cordillera dos Andes. Ah, do I have to say it again that all of this happened at 4.200mts? something between a sea level and a air flight commercial altitude.
But, as everything in the world should have the proper award, and this race doesn't lack anything: ridge lines, glaciers, frozen rivers, downhills at the best "surf the mountains style", it is so many awards that just justified the skyrunning categorie!

SO? if you are just like me, one who loves everything is diferent, come to this race!The chilean people are 100% and the city it is very well structured to host you, what you gonna find in the Andes you will not see similiar in any place of the world. Trust me!!!!

ANY QUESTIONS? PLEASE, EMAIL ME AND I WILL BE MORE THAN HAPPY TO HELP YOU!


Nenhum comentário:

Postar um comentário