sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Andes Infernal - A Corrida Mais Alta do Mundo





 Sempre usando a internet como meio de procurar novas provas me deparei com a Andes Infernal, a skyrunning MAIS ALTA DO MUNDO.

CARRERA SOLIDARIA - Além do desafio em si que é algo muito doido o que chama a atenção para esta prova é a idéia de como ela é feita. NÃO EXISTE TAXA DE INSCRIÇÃO, os atletas que são considerados aptos às distancias recebem uma sugestão de valor para contribuição apenas para custos ( no meu caso dos 28K, 20 dólares) e ainda assim de forma voluntária. Todo o resto da prova é feito pelos próprios voluntários e um bom patrocinador, no caso a MAMMUT.
O mais bacana é que o espírito de auto ajuda não para no dia da prova, tiveram pessoas ajudando com material de arte da prova, oferecendo caronas para ir a Valle Nevado, realizando treinos em grupo no local da prova, ou seja, a idéia é provar e resistir para que o Trail Run não vire um esporte muito focado no comercial como viraram vários outros, a exemplo das inscrições para um Ironman. Todos sabem o quanto eu critico isso, todos tem o direito de possuir um negócio e tornar ele lucrativo, mas muitas vezes, inclusive no Brasil, o principal foco é o lucro e depois o evento, os atletas e o espírito comunitário.


A PROVA - com 3 distâncias, todas elas largam de Valle Nevado, uma estação de esqui próximo a Santiago que já se encontra a 3.000m de altitude, pô, na maioria das provas voce nem chega a essa altura. Mas calma que fica muito pior.


51K -  como voce pode ver acima, até cerca de metade da prova onde se chega a 4.200m é o
mesmo circuito dos 28k, quando se inicia uma subida em direção ao cume do Cerro Los Plomos, 1.000m em uns km de distancia, e quando está lá em cima a 5.400m você põe os Crampones, ATRAVESSA UM GLACIAR e chega ao cume. Depois é só voltar tudo! INFERNAL! Eu estava inscrito e aprovado para essa distancia, mas fraturei meu coccix em dezembro o que me deixou parado e o MAL DA MONTANHA, edema pulmonar, aneurisma, lapsos de memória são coisas reais, sou doido mas nem tanto, vou botar meu pézinho lá nos 28K e quem quiser to de volta em 2017 pra ir ao cume, só o cume interessa! kkkkk









28K - dá pra dizer que é fácil só porque os 51K são infernais? Nem de longe, em 12km você vai ter mais de 1.400m de ganho acumulado e a previsão da altitude de congelamento para a região é de 4.200m, ou seja, chegaremos a 0 grau com ventos de mais de 35km/h. Isso tudo se não chover, porque lá o tempo muda repentinamente, se rolar é começar a rezar e se agasalhar com os milhares de equipamente obrigatório que teremos que levar, mostro abaixo. Então essa distância tá bom demais pro doidão aqui sofrer e ficar na pilha dos 51K



EQUIPAMENTO DE LARGADA - como disse a lista de itens obrigatórios é bem extensa por segurança e inclusive vamos largar de noite ainda as 6:00am. Tomara que nao precise de nada porque se precisar pode ter certeza que vai doer ainda mais. Segue a lista:

- Capacete Btwin
- Camisa Manga Longa El Cruce 2015
- Calça Termo Kalenji
- Meia Trail Injinji
- Tenis Salomon Sense Pro
- Gaiters Salomon
- Mochila Salomon Skin Pro 10+3
- Buff Mundial Tri Cross 2015
- Kit Medico
- Lanterna Cabeça Petzl
- Luvas Flashdry North Face
- Casaco Impermeável Corta Vento North Face Hypervent
- Polar El Cruce 2015
- Balaclava sem marca
- Bolsa Hidratação Dupla Source Hydration 2L - 1L Agua / 1L VO2 Integralmédica
- Suprimentos - Bananinha, Cliff Bar, Protein Bar

É isso aí doidão, amanhã eu largo nessa doidera e depois dou um feedback de como foi a prova. Todos sabem que o Chile pra mim é muito especial, entao, podem ter certeza que ano vem voltarei com aclimatação para os 51K e quem quiser entrar nessa doidera vamos lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário