12 ciclistas estiveram presentes no gabinete do Secretário |
O secretário iniciou a reunião pedindo desculpas pelo fato ocorrido, explicou que a atitude tomada pela secretaria foi devido a fatos que ocorreram no dia, de grande número de pessoas estarem frequentando o parque e de alguns problemas que isso causou, entendeu-se pelo bem da segurança do parque impedir o acesso dos ciclistas.
2 - Minuta de Decreto
Enquanto estivemos com o documento em mãos por alguns minutos detectamos alguns pedidos de mudança que a princípio nos foi dito que não seria possível pois assim o Conselho teria que se reunir novamente e isso significaria atraso na situação, por fim o secretário se comprometeu em analisar emergencialmente alguns pontos, vamos aos principais.
- O acesso ao parque será através da portaria da Serafim Derenzi, de 07:00 as 17:00, em grupos de no máximo 4 pessoas e as segundas feiras estará fechado para manutenção, foi pedido alteração no horário para 06:30 as 17:00hs
- Trajeto permitido compreende a Estrada Tiao de Sá, retorno entrando a direita no portão que dá acesso a estrada de chão, descendo até o campinho, continuando pela trilha até a Pedra de Uganda onde retorna a estrada de paralelepípedo subindo ao ponto de partida. Foi solicitada a conexão deste trecho a saída de Fradinhos do parque, incluindo área que não está nos dominios do parque até a portaria de Fradinhos. Neste pedido o secretário se comprometeu a verificar de forma emergencial visto a importância do mesmo e viabilidade afirmada por seu Coordenador de Parques, Edson Valpassos.
ATUALIZAÇÃO, 2 HORAS APÓS A REUNIÃO JÁ FOMOS INFORMADOS PELO SECRETÁRIO QUE O ACESSO PARA SAIR POR FRADINHOS JÁ SERÁ INCLUÍDO NO DECRETO!
3 - Etapas Seguintes
Na própria minuta diz que este decreto é válido até o próximo Plano de Manejo do parque. Sabemos que um novo estudo de manejo, apesar de ter sido outro compromisso do Secretário, poderá levar anos e cabe muita discussão. O que vale é que hoje o ciclista está com acesso garantido ao parque. Nos próximos dias o prefeito irá assinar esta minuta e nos dias seguintes o secretário firmou o compromisso de marcar um grande encontro na Fonte Grande onde ele estará presente falando sobre as normas e ouvindo a todos os ciclistas.
4 - Quer saber o que eu acho?
Acho que foi um primeiro passo! Era muito ruim ficar no disse me disse, cada vez que íamos ao parque os guardas nos recebiam com uma notícia diferente, agora temos os nossos direitos, maaaaas também o dever de cumprir com as normas. As normas e permissões estão muito aquém do que nos gostaríamos? Estão, definitivamente! Mas agora cabe a nós usar de forma consciente e exigir os compromissos firmados e o mais importante, registrar reclamações quanto ao cuidado do parque, gado em local impróprio e por aí vai, agora temos uma posição.
Devemos lembrar que a Fonte Grande é um parque classificado como Unidade de Preservação e fazer qualquer coisa lá é complicado, eu vejo de uma forma diferente, para mim isso é uma visão geral de como encaram os parques em todo o Brasil, diferente do resto do mundo, mas isso é assunto para as próximas etapas!
IMPORTANTE!
Agora em dezembro a prefeitura lançou a regulamentação do Regimento Geral de uso dos Parques da Grande Vitória, clique e acesse!
Informações sobre o Parque da Fonte Grande? Ligue 3381-3521